Resiliência

09/08/2017

Se você pesquisar resiliência no dicionário verá que o significado remete as normas da física onde os corpos que sofreram algum tipo de alteração elástica possuem a capacidade de regeneração para retornar ao seu estado primário naturalmente.

A partir disso, com aplicação na psicologia, podemos comparar a qualidade de regeneração desses materiais com as pessoas. Essa característica é adquirida quase como uma metamorfose onde o indivíduo aprende gradualmente a retornar ao seu estado natural com uma renovação emocional apesar das adversidades que a vida lhe impõe onde é de extrema importância encontrar métodos para lidar com o problema e superá-lo sem sucumbir a ele.

Mas por que, de fato, essa mudança é importante na minha vida? Aprender a realizar esse processo auxilia nitidamente na produtividade, realização pessoal e profissional, felicidade, liderança, ajuda nas relações pessoais entre vários outros pontos.

Sim, temos consciência que durante vários momentos do nosso dia nos deparamos com situações em que parece que tudo pode dar errado, que nada colabora com a fluidez das coisas e nesses momentos pensamos em desistir de tudo.

Ficamos buscando os responsáveis pelas coisas que não deram certo, sejam nós mesmos ou terceiros, e essa busca dos "culpados" cria uma falsa realidade de que nada pode ser feito a respeito, a não ser aceitar o erro. Essa prática não nos agrega em nada e ainda nos faz perder energia que poderia ser gasta com produtividade.

No Coaching esse método fica bem perceptivo já que trabalhamos com as perguntas poderosas, as quais geram atitudes positivas. Como tudo na vida, quanto mais praticarmos mais fácil será sua aplicação e chegará um momento que esse processo se tornará natural oferecendo a você mais satisfação pessoal e profissional, inteligência para lidar com problemas, competência para tomar decisões de grande importância, aumento da autoconfiança e criatividade entre vários outros aspectos positivos.