Rapport

07/08/2017

O Rapport é uma técnica adotada da psicologia no qual o princípio é de criar afinidade e empatia por outra pessoa e posteriormente foi introduzida no Coaching com o objetivo inicial de tornar o cliente mais receptivo a novas ideias estabelecendo uma relação de confiança.

Para conseguir um bom resultado o profissional precisa ter em mente três princípios básicos, porém de extrema importância que servem para influenciar as pessoas.

O primeiro e mais importante é o da coordenação que se baseia no comportamento físico e do princípio espelhamento. A linguagem não verbal é tão relevante quanto a fala, por isso tenha em mente a importância de administrar seu comportamento e atitudes a todo momento, desde o primeiro contato até a despedida, afinal a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?

Integrar a linguagem corporal do seu cliente, observando e aderindo os gestos, expressões faciais, postura e demais elementos característicos pode trazer bons frutos, mas essa tática deve ser realizada com cuidado e paciência, introduzindo as ações aos poucos para ficar imperceptível ao interlocutor.

Os outros dois princípios são da positividade e da atenção mútua. Sempre que possível sorria e seja positivo pois essas atitudes passam uma boa imagem pessoal e profissional, de segurança e de confiabilidade. Em primeiro momento é muito interessante deixar de lado os seus objetivos principais e metas para dar atenção aos problemas e necessidades que o cliente expor.

Alguns elementos podem nortear o seu posicionamento, como já falamos, você deve identificar e acompanhar a postura corporal, expressões faciais, tom e volume da voz, manter contato visual, possuir boa comunicação verbal e não verbal, sustentar um bom timing e condicionar seu equilíbrio emocional.

Esse método é resultado dos estudos da PNL (Programação Neuro Linguística), que pesquisa o segmento de negociação e bom relacionamento comercial.

Aderindo essas técnicas é possível criar uma ótima sintonia que trará leveza e fluidez para as negociações.

Anderson Luíz