Qual é o tamanho do seu medo de falar em público?

07/11/2017

Que o medo de falar em público é algo comum e se tornou um dos maiores pesadelos das pessoas hoje em dia, nós já sabemos, mas em alguns casos ele toma proporções gigantescas que podem vir a se tornar maior do que o medo de ficar doente ou até mesmo da própria morte. Mas qual é o motivo de tanta preocupação com algo que deveria ser tão natural para nós, seres comunicativos?

Uma das principais razões de termos a fobia de falar em público é explicado pela psicologia, causado principalmente por que ficamos ansiosos nessas situações e por conta disso começamos a sofrer por antecipação, imaginando todos os fatores possíveis que possam vir a dar errado, e isso se agrava quando em algum momento já passamos por situações ruins quanto a falar em público. Ainda nessa questão, as crenças limitantes interferem diretamente no nosso desempenho.

Quando criança, quantas vezes você já ouviu ou até mesmo disse sobre a dificuldade e os "horrores" de falar em público?

O receio da não aceitação ou até mesmo da insatisfação das pessoas faz com que vejamos a prática como algo extremamente difícil ou até mesmo vexatório.

Mas então o que eu posso fazer para perder esse medo? De que formas posso realizar uma boa apresentação?

O primeiro passo para que tudo flua como planejado é possuir o conhecimento do conteúdo que vai ser apresentado. Não perca tempo em decorar o assunto, domine ele, pois, o público percebe quando o locutor entende ou não do que está falando. A fala engessada pode se ternar bem monótona e desinteressante.

Se você possuir o domínio total do conteúdo, não existe mais motivos de tanto nervosismo, certo? O próximo passo é manter a calma, tanto antes quanto durante a sua performance. O estresse e a ansiedade podem pôr em risco toda a sua apresentação. Algumas técnicas de respiração podem ajudar a controlar os níveis de ansiedade. Encontre algum método ao qual você mais se adapte e adote nesses momentos de tensão.

Esqueça aquele macete que provavelmente te ensinaram na escola em que você deve olhar para o horizonte ou para os lados. Contato visual é extremamente importante para conseguir repassar confiança ao público ouvinte. Por mais que seja intimidador no começo, o contato visual, olhos nos olhos, é a melhor forma de passar a confiança necessária aos espectadores. Outro fator decisivo no momento de passar confiança é a tonalidade vocal, por isso projete a sua voz para que todos consigam lhe ouvir bem.

Ainda nos cuidados com a voz, condicione sempre um ritmo confortável para manter a atenção das pessoas e procure dar ênfase nas palavras ou frases importantes que você queira que prestem bem a atenção. A voz em um tom mais alto tende a despertar maior interesse e entendimento.

Por último, mas tão importante quanto os itens anteriores é prestar atenção no seu comportamento físico perante ao público. Mantenha a calma e evite movimentos repetitivos e vícios gestuais que demonstrem nervosismo. A linguagem não verbal pode dizer tanto quanto a sua fala, por isso manter a postura vai passar mais segurança.

Saiba que o Coaching pode ajudar a desenvolver todas essas propriedades para que você consiga realizar uma boa fala. Exercícios relacionados à Hipnose e Programação Neuro-Linguística (PNL) oferecem melhorias para focar no que você precisa realizar.


Venha fazer Coach no INBRATA

@andersonluizcoach!