Problemas financeiros? Resolva com a ajuda do Coaching!

14/03/2018

Cartão de crédito, carnês, financiamentos, empréstimos, crediários, enfim, o famoso "fiado". Esses são alguns dos grandes vilões que incapacitam as pessoas de conseguirem alcançar o tão desejado sucesso financeiro. A ausência de disciplina nos gastos, as inúmeras compras por impulso e a falha no autocontrole fazem com que o indivíduo acabe gastando tudo o que ganha ou ainda em casos mais extremos, se endividam a ponto de gastarem muito mais do que conseguem arcar.

Mas por que fazemos isso?

Muito disso pode ter conexão com o fato de querer proporcionar prazer instantâneo ao conquistar certa quantia. Veja que desde crianças somos induzidos assim que recebemos dinheiro a já pensar nas mais diversas maneiras de gastá-lo com algo que nos dê prazer, afinal foi difícil ganhá-lo e deve ser utilizado para suprir o esforço com o prazer.

Para conseguir burlar isso é necessário destruirmos essas crenças que trazemos conosco desde a infância e praticarmos mais o autocontrole e a autodisciplina. Ao mudar a lente de como você enxerga a felicidade em relação ao dinheiro, terá um ponto de partida muito mais claro e objetivo.

Calma, não vim aqui dizer para se privar de todos os prazeres, mas saber controlar e administrar as situações e ter mais consciência na tomada de decisões pode ajudar muito na hora de dar aquela economizada. Um exercício muito simples para balancearmos o quanto realmente queremos comprar algo é fazer a relação entre o preço do que se quer comprar e comparar ao total de horas que precisa trabalhar para poder pagar. Não pense que economizar é o mesmo que se privar de todo o prazer, pois assim fica mais difícil de dar continuidade. Imagine que a redução de gastos desnecessários será útil para investir e construir o caminho para a sua liberdade financeira.

Embora existam algumas táticas para conseguir alcançar o sucesso financeiro de maneira independente, o processo ao ser realizado sozinho se torna muito mais difícil e demorado, afinal se você quer ser um grande cheff de cozinha, vai procurar os melhores do ramo para se inspirar, se você quer ser um artista, fará o mesmo, e assim é com todos os nossos objetivos; procuramos por referenciais de confiança. Se queremos nos dar bem e ter sucesso financeiro é necessário muito autoconhecimento e claro, a ajuda de alguém que entenda e possa ajudar com tudo isso.

A verdadeira mudança começa a partir do momento em que você aceita e percebe que existe a necessidade de realmente mudar, e é aí que entra o Coach. Não para lhe dizer o que fazer, o que é certo ou errado, pois esse não é o papel dele, mas sim de te orientar para conseguir obter as melhores respostas e consequentemente tomar as melhores decisões.

O INBRTA, por exemplo, oferece vários cursos que contemplam a questão do tão desejado sucesso financeiro, e também outras áreas da vida como a pessoal, profissional, comunicacional e emocional que você pode conferir nos links abaixo e ver qual se adapta melhor para as suas necessidades:

Formação em Coach: https://www.inbrata.com.br/curso-de-coaching

Inteligência emocional: https://www.inbrata.com.br/inteligenciaemocional

PNL: https://www.inbrata.com.br/pnl

Curso de Palestrantes: https://www.inbrata.com.br/formacao-de-oradores-e-palestrantes

Expert em Vendas: https://www.inbrata.com.br/expert-em-vendas


Anderson Luiz Coach