Perguntas poderosas

08/02/2017

O processo de coaching constitui basicamente em fazer perguntas poderosas, as quais irão levar o coachee a profundas reflexões, pois nossas questionamentos determinam nossos pensamentos. Uma das diferenças básicas entre as pessoas bem sucedidas em qualquer área da vida são as perguntas que elas fazem sistematicamente. As pessoas que mais se destacam no mundo em algum momento da vida fizeram perguntas poderosas o que levou a colocar o foco na coisa certa, a dar significados poderosos para os acontecimentos.

As perguntas mudam imediatamente o que focalizamos. Se as perguntas que você faz a si são: "Como posso estar tão triste?" "Por  que ninguém gosta de mim?" Vai procurar e encontrar referências para sustentar a ideia, pois tudo aquilo em que você coloca seu foco, aumenta. Em vez dessas perguntas enfraquecedoras, pode usar perguntas poderosas como por exemplo: "Como posso mudar para ficar mais feliz?" Assim encontrará razões para sua felicidade. Saber fazer perguntas poderosas em momentos de crise é fundamental.

As perguntas também tem o poder de criar pressuposições que afetam nossas convicções e mudam em nossa mente o que pode ser possível ou impossível. Se você fizer uma pergunta como o "Por que sempre me saboto?" Mesmo que isso não seja verdade seu cérebro encontrará uma resposta que reforce essa pergunta e assim criará em você um pensamento de autosabotagem contínua.


Anderson Luíz Ribeiro

www.facebook.com/andersonluizcoach