Objetivos VS Metas

09/03/2018

Como você pretende chegar quando estiver com uma idade mais avançada? com seus sonhos concretizados ou lamentando-se pelas frustrações? São, em boa parte, os nossos sonhos que nos mantêm vivos de corpo e alma, que nos motiva a cada dia a nos tornarmos ainda melhores do que já somos, por isso a importância de cultivar bons sonhos, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.

Quantos planos você tem em mente? Quantos sonhos deseja realizar? Quais são os seus maiores objetivos? É muito fácil responder essas perguntas, certo?

Agora vou te fazer uma pergunta um pouco mais difícil. Pode até ser que não goste dela ou mesmo que arrume alguma desculpa: Em quanto tempo você quer esses objetivos cumpridos e o que realmente você está fazendo para atingi-los?

Está fazendo algo? Ótimo. Se não está, não se lamente, não arrume desculpas. Comece a agir!

É bom ter em mente vários objetivos de vida, sejam eles quais forem, mas melhor ainda é poder realizá-los.

Antes de mais nada, vamos deixar claro que objetivo é onde ou o que desejamos alcançar, enquanto meta é o tempo que isso levará e os meios utilizados para chegar lá.

Não existe uma fórmula mágica para conseguir realizar todos eles, mas algumas dicas podem ser bem úteis e te apresentar um norte para seguir. Vamos lá:

  • Um dos principais passos é manter o foco em suas prioridades, então deixe projetos secundários descansando por um momento até que conclua o atual. Vá do início até o fim pois a persistência pode ser um fator decisivo para cumprir aquilo que deseja.
  • Tenha sempre um plano de ação procurando impor metas para cada etapa do objetivo. Por exemplo: Você quer viajar ano que vem e isso custará certa quantia, então a partir dessa necessidade projete o quanto você terá que economizar por mês para conseguir o total dentro do prazo estipulado. Isso ajuda a manter o foco e o processo em atividade, que é outro ponto importante.
  • Foque nas coisas positivas sempre. Você não estará, no caso do exemplo anterior, sendo mão de vaca ao não gastar como gastava antes, apenas estará economizando para um projeto de maior importância para você naquele momento.
  • Por mais que você elabore um plano de ação perfeito, pode ser que em algum momento ocorra de surgir alguma oportunidade ou adversidade não planejada. Se for o caso de uma oportunidade não perca tempo e aproveite, já se for algum empecilho, trate de resolvê-lo assim que possível para dar continuidade e não prejudicar o processo.
  • Quanto a positividade citada anteriormente, pode ser usada como um auxílio para vencer as crenças que te limitam. Aquelas verdades que trazemos conosco, talvez desde a infância como "eu não sou capaz disso", "eu não vou ter dinheiro o suficiente" e assim por diante. É comum que as pessoas desistam dos seus sonhos uma vez que pensam não serem capazes e concluir algo, de não ter dinheiro e assim por diante, e quando dizemos isso, damos poder para essa situação.

O autoconhecimento e a inteligência emocional são aspectos imprescindíveis para que você possa alcançar tudo o que deseja, mas o que fazer quando essas habilidades estão debilitadas?

O INBRATA possui cursos com os quais sua capacidade de resolução de problemas e aprimoramento tanto pessoal quanto emocional e profissional serão trabalhados e reforçados.

Confira alguns dos principais cursos que podem te ajudar:

Formação em Coach: https://www.inbrata.com.br/curso-de-coaching

Método T.E.S.: https://www.inbrata.com.br/inteligenciaemocional

Programação Neurolinguística (PNL): https://www.inbrata.com.br/pnl

Curso de Palestrantes: https://www.inbrata.com.br/formacao-de-oradores-e-palestrantes

Expert em Vendas: https://www.inbrata.com.br/expert-em-vendas


Anderson Luiz Coach