O que é coaching

20/02/2017

 

Coaching é o processo de estar acompanhando alguém onde uma equipe ou uma empresa inteira irá trazê-los para olhar uma situação de outro ângulo, de modo a não ficar preso a um único olhar. Coaching é uma forma útil de desenvolver as habilidades pessoais e de impulsionar o desempenho. Ele também pode ajudar a lidar com problemas e desafios antes que eles se tornem grandes problemas.

Para exercer a profissão de Coach preciso de alguma certificação Internacional?

Não, pois a profissão de coach não é regulamentada no Brasil nem outra parte do mundo e tampouco deve ser noramtizada tão cedo. "Ela não é uma abordagem única, é multidisciplinar, por isso você não consegue dar a patente ou o direito a uma área específica. Envolve conceitos da administração, da psique humana, da filosofia e outras áreas. Se um administrador falar 'quero puxar essa bandeira', a psicologia pode reivindicar também. E vice-versa",  dessa forma  não é nescessario que o Coach seja afiliado a nenhuma associação.

Mas é de suma importância que para exercer a profissão o coach tenha passado por um treinamento com um Master Coach e tenha domínio de ferramentas de impacto para auxiliar seu cliente "coachee" a chegar ao objetivo desejado.

Conheça nosso curso de Coaching

Para ser um coach e aplicar um processo de coaching é necessário ter um bom conhecimento teórico adiquirido através de cursos livres, dominar ferramentas antes de embarcar na aventura. Não pode ser improvisado, por isso uma formação adequada e certificada é essencial. É um método de gestão da vida consciente. Durante a sessão, você será levado a um novo nível de pensar, de ver o seu verdadeiro potencial, se livrar dos grilhões dos estereótipos e crenças, em qualquer campo e em termos concretos.

Conheça nosso curso de Coaching

Isso irá ajudar a ser também um Coach profissional, auxiliando você a se mover para a frente. Uma sessão de coaching normalmente ocorrerá como uma conversa entre o coach (treinador) e o coachee (pessoa que está sendo treinada), e se concentra em ajudar o coachee a descobrir respostas por si mesmo. Em algumas organizações, o coaching ainda é visto como uma ferramenta corretiva, usada apenas quando as coisas deram errado, mas em muitas empresas, coaching é considerado uma abordagem positiva e comprovada para ajudar os outros a explorar seus objetivos e ambições e em seguida, alcançá-los.


Tipos de treinamento:

Coaching executivo

Coaching executivo é destinado a executivos de organizações. Esses líderes de posições importantes e autoridades devem gerenciar em situações complexas que podem ter um impacto significativo sobre seus negócios, sendo privado ou público.


Gestão coaching

Gestão coaching é normalmente usado com gerentes de nível médio, especialmente com alto potencial.


Coaching de carreira

É para quem enfrenta uma situação de trabalho que exige um novo olhar sobre sua carreira e sua vida. A tomada de trabalho ainda apresenta um desafio significativo. Especialistas acreditam que os primeiros 90 dias de um novo papel são particularmente cruciais e podem determinar o sucesso ou o fracasso das pessoas em suas novas responsabilidades.


Coaching de equipe

Diferente do coaching individual em sua abordagem, a equipe de treinamento também visa desempenho porém desta vez não é o indivíduo que está no centro mas sim a equipe e seu funcionamento.


Business Coaching

É uma abordagem estruturada entre um empresário, um executivo ou um gerente e um treinador profissional para alcançar um projeto de negócio para desenvolver o seu potencial de liderança, melhorar a sua qualidade de vida ou para resolver um problema de forma mais eficiente e mais rápido.


Coaching pessoal

Coaching Pessoal, ou Life Coaching como é conhecido, é o coaching de vida que envolve o acompanhamento de uma pessoa na definição e concretização dos seus objetivos na vida. O Cochee, acompanhado pelo treinador, identifica as crenças limitantes e os seus recursos para prosseguir a sua evolução pessoal.


Conheça nosso curso de Coaching