O Poder das metáforas

15/02/2017

O Poder das Metáforas



"O poder das metáforas podem destruir os bloqueios, derrubar o muro, destatar as algemas e trilhar o caminho do sucesso."

- Tony Robbins



"As metáforas talvez seja uma das mais proveitosas potencialidade do homem. Sua eficácia beira a mágia, e parece um instrumento para criação que Deus esqueceu dentro de uma de suas criaturas quando fez."

- José Ortega Y Gasset



Para analisarmos as metáforas a fim de compreensão, primeiramente devemos entender a influência e o impacto emocional que os símbolos trazem ao nosso ser.

Para nós cristãos, o que vem de imediato quando vemos uma cruz? A cruz nos faz lembrar de Jesus Cristo e de um padrão de vida e fé que nos passa uma mensagem positiva.

O contrário acontece quando nos deparamos com a suástica. Nos vêm à mente uma mensagem negativa e são esses os poderes das âncoras e das metáforas.

As metáforas tem o poder de criar emoções mais profundas do que somente as palvras e sempre que comunicamos ou explicamos um conceito pela comparação com outro, estamos utilizando de metáforas. Uma das maneiras de fixar um novo aprendizado é utilizando metáforas onde o processo consite em fazer associações mentais.

Sempre que quiser aprender algo, utilize de associações mentais e quando quiser que seus ensinamentos sejam entendidos e fixados na memória, utilize metáforas.

Vejo muitas pessoas contando metáforas e logo após tentam explicar a mensagem que ela passam, mas é muito importante não explicá-las, pois cada pessoa dará um significado diferente para o mesmo acontecimente de acordo com o contexto ou cíclo de vida pelo que ela está passando, então sempre que contar uma metáfora deixa em aberto para que as pessoas pensem a respeito, pois as metáforas são mensagens que passam no consciente mas são processadas pelo subconsciente.

Todos os mestres que passaram pela mundo sempre utilizaram metáforas para ensinar suas mensagns aos homens onde dentre eles estavam Buda, Maomé e Lao Tsé, mas independente da sua religião ou crença é inegável que a maioria das pessoas concorda que Jesus Cristo foi o maior mestre em transmitir suas mensagens por metáforas.

Jesus Cristo transmitia ideias complexas de forma simples por meio de suas parábolas, de uma forma em que todos conseguiam guardar no coração. Jesus não foi somente um mestre em contar metáforas mas usou toda sua vida para transmitir aos homens o poder do amor de Deus.

Metáfora Estrela do Mar

Era uma vez um escritor que morava numa tranquila praia, perto de uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele caminhava à beira do mar para se inspirar, e a tarde ficava em casa a escrever.

Um dia, enquanto caminhava na praia, ele viu um vulto que parecia dançar. Ao chegar perto, ele reparou que se tratava de um jovem que recolhia estrelas-do-mar da areia para, uma por uma, deitá-las novamente ao oceano.

- Por que fazes isso? - perguntou o escritor.
- Não vês! - exclamou o jovem - A maré está baixa e o sol está a brilhar. Elas irão secar e morrer se ficarem aqui na areia.

O escritor espantou-se.

- Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora, e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pela praia. Que diferença faz? Deitas umas poucas de volta ao oceano. A maioria vai morrer de qualquer forma.

O jovem pegou mais uma estrela na praia, deitou de volta ao oceano e olhou para o escritor.

- Para esta aqui eu fiz a diferença.

Naquela noite o escritor não conseguiu escrever nem sequer dormir. Pela manhã, voltou à praia, procurou o jovem, uniu-se a ele e, juntos, começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao oceano.


Fonte: Robbins, Anthony ( 2016 ) Desperte seu gigante interior. Rio de Janeiro: Best Seller Ed.

Fonte da metáfora: https://marciookabe.com.br/

Anderson Luíz Ribeiro