Não tenha medo de falar em público

11/08/2017

Umas das maiores preocupações das pessoas nos dias de hoje é a questão de falar em público, seja em uma grande apresentação, numa reunião de trabalho, em um seminário de estudos ou até mesmo no grupo de amigos. Muitas pessoas que têm essa dificuldade acham essa prática mais assustadora que a própria morte.

Medo, ansiedade, apreensão e angústia são alguns sintomas, ou fatores, que acabam dificultando o emissor de passar sua mensagem com sucesso ao público. Esses aspectos acabam tomando conta do indivíduo que por fim bloqueiam a sua evolução social e profissional.

Sempre que possível a apreensão e os pensamento negativos devem ser evitados pois o seu estado emocional é completamente refletido pela sua postura. Ficar olhando para baixo, ter a respiração e tonalidade de voz oscilantes e manter os ombros caídos fazem transparecer na postura a imagem de insegurança.

Uma comunicação em público vai muito além de simplesmente falar algo e esperar que os receptores o compreendam. Para conseguir transmitir seu conteúdo com sucesso é necessário ter total domínio do assunto ao qual você tem a intenção de repassar, também é importante manter-se emocionalmente estável, ter uma boa postura corporal para repassar confiança no que você está falando, contar pequenas histórias ou utilizar-se de metáforas, elaborar um plano de ação para saber exatamente o que falar e observar como o público reage às suas falas e adaptar seu discurso e entonação conforme a necessidade.

Se você for orientado por um profissional de Coaching a respeito de Hipnose, Programação Neuro-Linguística (PNL) e exercícios para melhorar o foco da sua atenção com certeza encontrará a solução para todos esses problemas e encontrará as melhores formas de falar em público.

No momento mantenha algumas perguntas para si como:

Em que você está focando? Em você, no receptor ou no conteúdo?

Para quem você quer falar e como irá fazer isso?

O conteúdo está dominado?