História do Coaching

12/05/2017

História do Coaching

Coaching é uma palavra que existe desde a idade média, quando era utilizada para descrever o condutor de carruagens. Esses profissionais eram chamados de cocheiros. Os cocheiros eram os profissionais que conduziam os passageiros até o destino desejado.

Por volta de 1850 o termo passou a ser atribuído a professores e mestres de universidades com o significado de tutor, que era a pessoa responsável por auxiliar os estudantes na preparação de testes e exames.

Em 1950, o termo "coach" foi utilizado pela primeira vez para fazer referência à habilidade de gerenciamento de pessoas. Foi aí que surgiram as primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal e humano, valorizando as competências individuais e relacionando-as a um processo de evolução contínua.

Ao longo dos anos o Coaching evoluiu agregando diversas técnicas e ferramentas de áreas do conhecimento como a Administração, a Psicologia e a Sociologia. Atualmente está disseminado pelo mundo, contribuindo na formação de líderes, equipes, treinamentos, desenvolvimento de carreiras, situações ligadas a relacionamentos, melhoria da qualidade de vida, entre outros campos. (NÖCKEL, 2013).