es-O que La Casa de Papel nos ensina sobre Liderança

15.10.2020

Cuidado! Este artigo contém spoilers, tanto da série quanto em como ser um Líder de Sucesso.

A trama da série é construída a partir da história de 8 ladrões que se trancam dentro da Casa da Moeda da Espanha com reféns, para imprimir 2 bilhões de Euros, o que é considerado um plano ambicioso por ser o maior assalto da história.

Então vamos esmiuçar um pouco da série para entendermos melhor como ela pode nos ensinar sobre gestão e liderança.

1) Mantenha uma Boa Equipe

É difícil caminhar rumo ao sucesso em uma jornada solitária. Poder contar com pessoas de confiança é uma arma poderosíssima, e o Professor da série faz exatamente isso. Ele buscou montar uma equipe de confiança com uma grande variedade de perfis onde cada integrante era especialista em uma área diferente dos outros. Com isso, ele conseguiu elencar um time que pudesse contar para quaisquer tarefas ou imprevistos que pudessem ocorrer. Uma equipe unida, diversificada, bem equipada e treinada é uma das chaves para o verdadeiro sucesso.

2) Tenha Objetivos e Propósito

No início da série julgamos que o motivo do assalto é o dinheiro, mas ao longo da trama são reveladas as verdadeiras motivações de cada um dos personagens. Nossos objetivos e propósitos são o que nos move a dar o melhor de si para que cumpramos aquilo que realmente pretendemos realizar e ainda é o que as pessoas de fora enxergarão sobre o nosso negócio, sobre a nossa liderança e a gestão exercida ali.

3) Metas e Planejamento

Somente a vontade de alcançar os objetivos não é o suficiente. Para realmente chegarmos lá com toda a nossa equipe é preciso planejar os mínimos detalhes de toda a nossa caminhada.

Veja que na série o Professor passou cerca de 5 meses antes do assalto treinando a sua equipe para tudo o que iria realizar e para todas as coisas que poderia acontecer.

Antecipar possíveis cenários, tanto bons quanto ruins, nos deixam muito mais preparados para lidar com determinadas situações.

4) Ofereça Suporte Para a Sua Equipe

Mesmo com o mais minucioso plano, os seus liderados ainda precisam de você. Esteja presente para todos os momentos oferecendo o suporte que eles precisam. Durante a série, já infiltrados na Casa da Moeda, a cada nova etapa do plano, o Professor, líder do bando, delega as novas atividades oferecendo ajuda para que a equipe consiga sobressair perante os obstáculos que surgem, e além de tudo, gere todo o processo de forma clara, afinal a transparência também é essencial. Em um dos únicos momentos em que existem segredos e retenção de informações o plano começa a ir por água abaixo e a situação só é normalizada quando esses dados são compartilhados com todos os membros da equipe.

5) Sintonia e Compreensão

Enfim o último tópico, mas não menos importante, sobre o que quero deixar claro aqui neste artigo. Preocupe-se com o seu time. A sua equipe precisa ser compreendida para entrar em sintonia com você. É obrigação do Líder gestor saber lidar com seus seguidores quando alguns deles se sentem desmotivados por algum motivo. Preocupe-se de verdade procurando entendê-lo para então poder ajudá-lo, e com isso a empatia vai ficar cada vez mais forte assim como a sua equipe.

Assistiu a série? Tem mais algo interessante que gostaria de acrescentar? Deixa aqui nos comentários.

Falando em Liderança e capacidade de gestão, me obrigo dizer que hoje o Instituto Inbrata possui um dos melhores cursos de Professional & Leader Coach do Brasil, ministrado pelo Master Coach e Head Trainer Anderson Luiz.

Tem interesse? Você pode ter mais informações na página do curso ou falar diretamente com a nossa equipe clicando AQUI