es-Como o Coaching ajuda na vida financeira?

26.12.2020

Atualmente, com o amplo crescimento do mercado, com a criação de novos produtos e com os antigos sendo melhorados, quem é que não fica fascinado ou almeja muito ter aquele "produtinho" dos sonhos?

Acabamos comprando muitas vezes no calor do momento sem planejamento e por fim acabamos nos endividando.

Manter as finanças em dia, dentro dos limites, se tornou algo difícil para muitos. Ter o autocontrole e organização necessária para isso foge da conduta de algumas pessoas.

Se você se enquadra neste perfil de consumidor sem limites que gasta demais, seja com produtos extremamente caros ou até mesmo com os banais, como o lanchinho de todos os dias, você precisa de ajuda em sua vida financeira e o Profissional & Life Coach do Instituto Inbrata lhe auxiliará nesta missão de autocontrole financeiro.

Papel do Coach

Seu trabalho é focado na melhoria dos comportamentos financeiros a médio/longo prazo, definindo junto aos seus coachee (clientes) metas financeiras e atitudes para adotar, como novas estratégias de organização e comportamentos financeiros, que são acompanhados pelo Coaching ao longo do tempo, sempre analisando o perfil de cada cliente e a situação que ele se encontra.

Como funciona o trabalho do Coaching Financeiro

O trabalho do Coach é realizado principalmente através de uma relação de confiança e cooperação entre o cliente e ele. É um processo de orientação e reorganização financeira para o cliente de acordo com suas metas e seu perfil de vida.

É desenvolvido um plano de ação, com tarefas indicadas pelo coach que o cliente precisa cumprir em prazos pré-determinados, os resultados serão acompanhados por ambos. O coach lhe indica recursos e ferramentas, faz as recomendações necessárias e responsabiliza o cliente pelos resultados alcançados, seguindo seus métodos.

Resumindo, o trabalho será voltado em passar um pente fino na vida do cliente, e analisar o que ele realmente precisa, quais recursos financeiros dispõe, como se encontra a saúde financeira e quais objetivos almeja alcançar. Poder contar com um coaching é a resposta perfeita em um momento de desespero ou de dúvidas.

Para quem indicamos o acompanhamento de um Coach Financeiro?

De certa forma todos nós, em algum momento de nossas vidas, lidamos com situações de questões financeiras, por isso indico abaixo alguns casos que precisam de acompanhamento:

  • Pessoas endividadas que não conseguem organizar suas contas;
  • Famílias que desejam montar seu orçamento familiar;
  • Empresários que buscam entender melhor as finanças de sua empresa, e não possuem orientação de como fazer isso;
  • Pessoas que têm sonhos e objetivos que necessitam juntar uma boa quantidade em dinheiro, mas que não sabem como planejar nem desenvolver um planejamento pessoal para isso;
  • Jovens que estão no primeiro contato com a organização da vida financeira;
  • Pessoas que não possuem problemas financeiros, desejam fazer novos investimentos e não sabem onde investir para ter um bom retorno financeiro;

Para conseguir regular a sua vida financeira, antes é necessário organizar toda sua vida e planejar melhor seu futuro. Quando aprendemos a gerenciar bem nosso dinheiro, não precisamos temer a chegada dos boletos ou da fatura do cartão de crédito, nem comprometer nossa renda mensal para pagar contas a mais.

Isso influencia diretamente no bem-estar emocional da pessoa que conseguirá organizar suas entradas e saídas de dinheiro, investir, economizar e ter uma vida financeira saudável.

Esperamos que tenha gostado de nossas orientações acima e caso você seja uma destas pessoas citadas, está precisando de ajuda, nos temos o melhor suporte para lhe oferecer, venha organizar e planejar sua vida financeira com nosso Profissional & Life Coach do Instituto Inbrata e transforme sua vida financeira.


@Anderson Luiz Coach