Clima Organizacional

18/09/2017

O clima organizacional é o reflexo de vários valores, atitudes e comportamentos existentes em uma empresa que pode influenciar diretamente a relação entre os colaboradores e até mesmo a relação entre eles e a própria instituição. É muito importante que todos os integrantes estejam engajados na causa independentemente da posição ou cargo que ocupam.

Geralmente os fundos destinados para essa área de pesquisa são vistos como meros gastos adicionais, quando na realidade devem ser encarados como um grande investimento, uma vez que, quando se tem um clima organizacional favorável as taxas de engajamento, valorização de trabalho e motivação ficam evidentemente elevadas. Nem preciso comentar que isso é uma grande vantagem acerca da competição de mercado e a importância que ela representa né?

Você já deve estar se questionamento o que é efetivamente o clima organizacional e como ele interfere na produtividade, então vamos lá.

Quantas vezes você chegou no local de trabalho todo animado, mas logo mudou de humor porque todos estavam deprimidos e reclamando de tudo? São nesses momentos que até os profissionais com o mais alto potencial acabam desanimando e fazendo apenas a obrigação sem se importar em melhorar e inovar. Mas o que podemos fazer?

Sabemos que na maioria das vezes a origem desses problemas são pessoais e não podemos interferir muito, mas tendo a consciência de que esses fatores influenciam no ambiente devemos procurar alguma alternativa para driblar essas questões, independentemente da posição ou cargo que ocupamos.

A forma mais eficiente de analisar o clima presente nos colaboradores e na empresa em geral é realizar uma pesquisa que tem a função de identificar as adversidades e entender como os colaboradores lidam com isso.

Um dos principais objetivos dessa pesquisa é conseguir identificar se os colaboradores estão se sentindo satisfeitos em relação ao trabalho, colegas e até na vida pessoal. Mesmo que pareça que tudo esteja bem encaminhado as vezes os colaboradores apenas não encontram formas em que se sintam seguros ou confortáveis de expressar a opinião em relação ao clima que se encontram. Portanto essa pesquisa é essencial também para abrir uma conexão, criando um canal de comunicação entre todos, seja de maneira direta ou anônima.

Essa pesquisa se torna ainda mais poderosa quando aliada e vinculada ao Coaching, pois com isso os gestores conseguem entender de forma clara os objetivos e melhorar o ambiente de trabalho através da aplicação de várias técnicas que podem ser trabalhadas através do Coaching, como a PNL, que é uma das ferramentas mais importantes nesses casos.

Depois da pesquisa finalizada e os resultados apurados cabe a gestão da empresa dar continuidade aos trabalhos reforçando os pontos bons e fazendo as reparações necessárias.

E no seu local de trabalho como está o clima? Uma pesquisa de clima seria importante para a melhora do ambiente? PNL ajudaria no relacionamento em um âmbito geral na comunicação da sua empresa?


Venha fazer Coach no INBRATA

@andersonluizcoach!