Automatismo e Reprogramação

26/02/2018

Quantas promessas você já fez e não conseguiu cumprir ultimamente? Quantas vezes se comprometeu a realizar algo e até começou, mas durante o processo acabou desistindo? É bem possível que o sentimento de fracasso, culpa, incapacidade e desmotivação tenha surgido, certo?

Por mais que o que eu esteja te mostrando aqui seja algo bem genérico, alguma situação ou promessa específica deve ter vindo em primeiro plano em sua mente.

Mas como eu poderia saber dessa falha? Sobre essa que você está pensando especificamente eu não sei, mas tenho a consciência de que repetir comportamentos assim é algo comum para nós seres humanos. Como prova disso temos a hábito de pensarmos coisas como: "Todo chefe é grosseiro", "que só é rico quem já nasceu rico", "que todos os políticos são corruptos" e assim por diante. Pensamos em todas essas coisas automaticamente sem um raciocínio lógico, apenas repetimos sempre de maneira inconsciente. Isso tudo se arrasta além dos pensamentos até mesmo às nossas ações. Aquelas manias que várias pessoas têm como a de desligar o despertador e dormir mais os famosos 5 minutinhos e fazem da mesma maneira com várias outras coisas. Chamamos isso de automatismo.

Esse automatismo não é de sua totalidade ruim, porque quando realizamos algo que nos ajude, que faça bem, é aceitável. O problema surge quando essas ações atrapalham a nossa vida, o nosso cotidiano, quando nos atrasam ou mesmo nos sabotam. Olhe para o exemplo do despertador que acabei de citar. Quando ele desperta no horário correto você não respeita isso e dorme por mais tempo, logicamente terá menos tempo para realizar as suas tarefas e depois ir para o trabalho ou qualquer outro compromisso, logo, aceitar esse automatismo estará fazendo você chegar atrasado em seus compromissos.

Mas como é possível vencer isso?

Reprogramação! É por isso que no Coaching a Programação Neurolinguística (PNL) é tão importante. Com essa poderosa ferramenta é possível identificar e transformar esses padrões de autosabotagem por meio da reprogramação de padrões e crenças limitantes e não somente acabando com esses como construindo crenças e padrões de empoderamento que ajudarão no caminho para alcançar resultados incríveis e posteriormente o sucesso.

Anderson Luiz Coach