As duas grandes forças que controlam sua vida

25/02/2017

Dor e Prazer são as duas forças que moldam a vida do ser humano. As pessoas ou tomam atitudes para evitar a dor ou tem atitudes que visam a busca pelo prazer.

Normalmente sabemos o que temos que fazer, mas não fazemos; é a famosa procrastinação, ficar adiando as atitudes. Isso acontece porque estamos vinculando dor excessiva para tomar determinada atitude, por isso ficamos adiando, para evitar a dor.

Evitar a dor é um mecanismo biológico dos seres humanos, por essa razão, por exemplo, muitas pessoas começam uma dieta e não terminam, pois vinculam um sentimento de grande dor ao ato de fazer uma dieta e assimilam o prazer ao ato de comer.

Essa é uma ferramenta poderosa para ser usada em diversas áreas da vida, como nas vendas, na criação dos filhos etc.

Em uma venda você pode mostrar ao seu cliente a dor que ele terá ao não fechar o negócio ou o prazer de fazer firmar a negociação.

Já na criação dos filhos, pode-se mostrar a dor ligada a utilização de drogas, como as pessoas viciadas sofrem, etc.

Nossa vida é baseada no que estamos colocando o foco. Cada pessoa tem um mundo próprio dentro da cabeça. Se aprendermos a mudar o foco, tirando-o da dor ou prazer imediato e pensando na dor ou prazer a longo prazo, podemos mudar o que quisermos em nossas vidas.

Invés de ficar vinculando dor ao tomar determinada atitude vale perguntar qual será o resultado se você não a fizer e o que acontecerá com seus sonhos, com suas metas, com sua vida.

Qual dor é maior entre fazer uma dieta e exercícios físicos, ou acabar obeso em uma cama com doenças que impossibilitam de ter uma vida normal?