Soft Skills

16/08/2017

Soft Skills são atributos ou habilidades interpessoais, que todos nós temos, porém, cada pessoa desenvolve melhor as quais tem mais afinidade, afinal essas habilidades são dependentes da natureza psicológica relacionadas aos aspectos de personalidade de cada um.

Hoje os profissionais que trabalham com recrutamento de funcionários para empresas analisam e dão muita importância para esses diferenciais uma vez que as Soft Skills não são específicas para uma única função como uma habilidade normal. Elas são plurivalentes, ou seja, versáteis para se adaptar aos mais diversos cargos, funções e situações.

Independente do seu ramo, você vai necessitar de alguma dessas habilidades, podendo ser aproveitando tanto no ambiente profissional quanto no pessoal. Apesar do nome Soft Skills se referir a algo fácil, apenas com dedicação, treino e destreza você conseguirá bons resultados dessas habilidades.

Alguns exemplos de Soft Skills almejadas pelo mercado de trabalho são:

Resiliência: Uma das qualidades mais bem recebidas no mercado de trabalho é a resiliência já que o profissional resiliente tende a ter a facilidade de manter o foco e resolver qualquer problema que pode surgir.

Comunicação: Ter facilidade de conseguir passar uma mensagem para os outros de forma com que todos a compreendam integralmente. Conseguir manter um bom diálogo independentemente da situação e manter a informação sempre constante para não deixar processos interrompidos.

Positividade: Os profissionais que possuem essa habilidade desenvolvida promovem boa impressão através da alegria e pensamentos positivos, com isso tornam o ambiente muito mais produtivo e confiante no trabalho que desenvolvem.

Criatividade: Conseguir criar fugas e resoluções definitivas para os problemas. Inovar nos processos e criar novas estratégias.

Gestão de tempo: Com a burocracia existente em todos os lugares o tempo acaba se tornando inimigo dos processos. O profissional precisa saber administrar bem o tempo parar conseguir cumprir tudo que almeja.

Outras Soft Skills importantes são a persuasão, ética, pensamento crítico, cooperação, confiança e motivação.

Com a grande concorrência especializada, hoje, estar preparado para o mercado de trabalho é essencial e treinando as Soft Skill você com certeza estará um passo à frente da concorrência.

Venha fazer Coach no Inbrata

@andersonluizcoach!