Marketing Pessoal

22/08/2017

Você sabe o que é marca? Já procurou por essa palavra em algum dicionário? A maioria dos dicionários trazem como significado as mais variadas definições, dentre elas: Traço, cicatriz, senha, símbolo ou sinal especial de um comerciante ou de um fabricante.

Mas afinal, o que é marca, mais precisamente a marca pessoal?

Bom, temos o costume de dizer que não nos importamos com o que as outras pessoas falam ou pensam de nós, mas isso é um grande erro. Temos sim que nos importar com essas questões pois o que as pessoas veem em nós em primeiro momento é puramente a nossa marca pessoal, o que nos define pela primeira impressão. Claro que não podemos ficar preocupados com tudo como se tivéssemos a obrigação de agradar a todos, mas manter-se apresentável é muito importante.

Uma marca é periodicamente construída com base nas suas conquistas que faz você se diferenciar das outras pessoas atribuindo um valor maior para você.

Mas qual é o motivo de se preocupar em criar a sua marca pessoal?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Atualmente possuir um certificado de faculdade já não faz muita diferença. Conseguir se destacar entre os candidatos por meio de cursos alternativos e um bom marketing pessoal é essencial para conquistar a tão sonhada vaga de emprego que você procura.

Existem alguns pontos que você pode focar para conseguir construir de forma concreta a sua imagem pessoal.

Conheça você mesmo, suas limitações, suas vantagens, os recursos que estão ao seu alcance, as ameaças que podem te atrapalhar, os pontos fortes e fracos e trabalhe em cima disso para melhorar o seu perfil.

Defina estratégias e tenha um bom planejamento dos seus objetivos. Procure descobrir as suas principais motivações e o que te deixa mais temeroso em relação aos negócios, após essa análise você está apto a pôr suas estratégias em ação.

Mantenha-se sempre em um networking, com pessoas que você teve contato e achou interessante. Converse e troque experiências sempre que possível pois as referências são uma arma importante na hora de ser criativo e expor o seu diferencial.

Ser criativo é essencial tanto para propor novas ideias e meios como também em momentos críticos parar conseguir encontrar uma fuga e resolução dos problemas.

Apresente as melhores Soft Skills que você possui, afinal elas podem ser o fator decisório para você conquistar o que almeja.

Lembre-se de que quem é visto é lembrado e melhor do que isso é ser bem lembrado pelo seu bom marketing pessoal.


Venha fazer Coach no Inbrata

@andersonluizcoach!