A Liderança Relacionada ao Coaching

11/09/2017

Liderar nunca foi e nem será algo fácil de se fazer. Ser um líder exige muito de qualquer um que deseja conquistar e manter essa posição, pois requer um nível elevado de autoconfiança, criatividade, habilidade de planejamento, facilidade de comunicação, de motivar e inspirar, entre tantas outras Soft Skills.

A qualidade dos serviços que os colaboradores prestam nas empresas está ligada diretamente com a qualidade de gerir do líder deles. Se o líder está fazendo um bom trabalho, os colaboradores também conseguirão manter o mesmo nível.

Hoje, no entanto, deve-se ter muito cuidado para conseguir ser um líder e não um chefe. Se você realizar algumas pesquisas simples no Google com as palavras-chave Líder e Chefe, verá que a chefia está correlacionada a um significado negativo onde as pessoas os enxergam somente como alguém que distribui ordens a fim de garantir o próprio sucesso, já a liderança é vista com bons olhos, como um líder que gerencia os colaboradores de uma empresa de forma com que todos se sintam confortáveis e constatem que essa empresa se preocupa com eles. O líder também tem o papel fundamental de estar juto aos colaboradores sempre dando apoio quando eles precisam para alcançar determinados objetivos ou metas.

O Coach tem um peso significante na formação de líderes pois auxilia os profissionais a identificarem e desafiarem suas crenças limitantes que acabam dificultando a sua evolução e como consequência o profissional sairá da sua zona de conforto já que conseguirá analisar de uma forma melhor o que deve ser modificado a fim de crescer cada vez mais. Para isso ocorrer da melhor maneira possível é importante que esteja sempre aberto às mudanças. Mais importante do que conseguir dar ideias é ter capacidade de ouvir o que os ouros têm a dizer. E por fim, assumir responsabilidades é um fator decisivo para um bom líder. Ser o responsável por grandes feitos é gratificante, mas manter-se na linha de frente quando algo dá errado também é. Assumir os seus erros e aprender com eles é muito mais produtivo do que ficar procurando culpados quando o responsável por esses resultados é somente você.

Profissionais e empresas que têm essa mentalidade e tentam sempre evoluir essas habilidades tendem a alcançar ótimos resultados. E é esse investimento em gestão que diferencia uma empresa da oura. Com seus colaboradores bem preparados dificilmente a empresa encontrará dificuldades internas de gestão.


Venha fazer Coach no INBRATA

@andersonluizcoach!