Feedback

23/08/2017

Dar e receber feedback é muito importante para o crescimento pessoal e profissional, pois é com essa ferramenta que podemos encontrar soluções para os nossos defeitos ou até evoluir o que já está bom a partir das informações que recebemos por meio dos resultados da análise de alguma atividade.

Tão importante quanto sermos elogiados por nossas assertividades é recebermos críticas construtivas para melhorar tudo o que podemos. Apesar de inicialmente ser difícil aceitar alguém criticando o seu negócio e suas formas de gestão é necessário ter uma visão diferente da sua, para obter uma melhor perspectiva do negócio como um todo.

Claro que é relevante ter confiança no seu trabalho e defender as suas ações sempre que tiver certeza que, mesmo arriscada, ela pode vir ser lucrativa futuramente, mas também é indispensável ao menos analisar as questões defendidas externamente para não acabar ficando cego, sendo o dono da razão. Cuidado com o orgulho pois ele pode facilmente te boicotar.

O feedback possui quatro principais segmentos que pode ser negativo, positivo, corretivo e o sanduíche.

A vertente negativa, quando sozinha, deve ser evitada pois não tem uma função produtiva. Nela a fala é desencorajadora e indica os pontos negativos sem nenhuma solução. Ela causa a desmotivação do indivíduo.

Já a positiva é totalmente diferente onde ela aponta as condições negativas, mas traz possíveis soluções. Reforça os acertos, o que estimula o receptor a continuar melhorando.

A corretiva é caracterizada por ressaltar as falhas e defeitos de forma clara e objetiva, mas sem ser ofensiva assumindo a forma de esclarecimento que auxilia e encoraja o receptor a melhorar sua conduta.

E por último, o feedback sanduíche, que envolve todas essas três vertentes anteriores onde destaca os pontos positivos, apresenta as possíveis melhoras que devem tomar e encoraja o ouvinte a melhorar sempre.

Para dar um feedback produtivo é de extrema importância realizar com antecedência um bom planejamento, seja sempre específico em sua fala expressando bem o que deseja, ressalte o que precisa ser melhorado, aponte os acertos para motivar, sempre ouça o receptor e discuta junto com ele as mudanças que podem ser adotadas.

Para receber também é necessário seguir algumas recomendações que facilitam o diálogo e entendimento e ambas as partes. É natural ativarmos nossos mecanismos de defesa quando recebemos alguma crítica, mas é importante manter a calma e realizar uma autoavaliação para melhorar o seu desempenho. Demonstre interesse, faça perguntas e sempre que possível peça novos feedbacks.

Após passar por todos esses procedimentos é necessário manter um acompanhamento para não deixar o processo ser interrompido. 


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@andersonluizcoach!