Comunicação Empresarial

13/09/2017

Desde que a humanidade passou a viver em sociedade, a necessidade e importância de nos comunicarmos uns com os outros ficou perceptível, independentemente de como essa comunicação fosse feita, seja através de sons, desenhos ou gestos, o objetivo era apenas um: passar uma mensagem do emissor ao receptor.

Nos dias de hoje é impossível restringir todo o conceito de comunicação a uma simples transmissão de dados. Todo o processo se tornou muito mais complexo com inúmeras variáveis decisórias. Tanto para os indivíduos quanto para as empresas, uma comunicação bem elaborada e direcionada corretamente pode evitar muitos problemas e auxiliar na evolução a partir das informações.

Quando a comunicação é realizada de forma errada ou confusa, pode vir a provocar equívocos entre as pessoas ou até mesmo prejuízos financeiros irreparáveis nas empresas causando sérios problemas.

Sabendo que a comunicação, hoje, é uma das principais preocupações das empresas, temos que estar conscientes de que não existe mais uma segmentação rígida de setores, onde cada um trabalha e atua somente na sua área específica, muito pelo contrário, pois atualmente as empresas trabalham de forma holística onde a falha de comunicação de um setor pode vir a causar danos em toda a empresa, atingindo não somente a área financeira como também causando constrangimentos da própria empresa em relação ao mercado e seus cliente assim como entre os seus colaboradores.

Quando a gestão comunicacional é realizada com cautela e de forma correta, o clima organizacional se torna próspero e a favor do desenvolvimento, tanto da empresa com os colaboradores e dos colaboradores em relação ao emprego e entre eles mesmos. Este processo deixa os colaboradores motivados e aumenta o nível de confiança da empresa, que faz com que os envolvidos fiquem mais ativos nas decisões e com isso acaba aumentando a rentabilidade de toda a produção.

É nesse momento em que o Coaching se torna indispensável. Como já citei, hoje um dos maiores medos das pessoas é o de falar em público e a importância de conseguir fazer isso com proficiência é essencial. Com certa prática e com a ajuda profissional de um Coach esse processo pode ser aperfeiçoado, auxiliando no crescimento da empresa.

Aqui o Coach terá função de nortear tanto a empresa como corporação, quanto os colaboradores em si, indiferente da posição que ocupam, pois para o êxito é necessário que a comunicação seja integralmente bem realizada. A Programação Neuro-Linguística (PNL) também se torna importante nesse processo já que a capacitação nessa técnica ajuda a todos atingirem o maior potencial, que muitas vezes nem acreditam em ter.


Venha fazer Coach no INBRATA

@andersonluizcoach!